terça-feira, 27 de setembro de 2011

Banif - Será que um reforço de capital chega?




Cumprir rácios é o principal desafio do Banif.

Nova operação de recapitalização permite cumprir rácio exigido, este ano, pelo Banco de Portugal

O Banif está a preparar um reforço do seu capital. Já convocou uma assembleia geral extraordinária que deverá permitir a realização da operação de recapitalização, com vista ao cumprimento das exigências de rácio do Banco de Portugal para 2011. A fasquia dos 9% será superada. E os 10% em 2012?

O primeiro passo para tornar o banco mais resistente está dado. A reunião magna está agendada (14 de Outubro), e nela será votada, em primeiro lugar, a extinção do valor nominal das acções. Depois, os accionistas têm de dar o seu aval à recapitalização. O capital social vai passar de 570 para 750 milhões de euros.

Esta operação não obriga à emissão de novas acções. O banco ficará preparado para "proceder a operações de reforço" do seu capital, "por entradas em dinheiro". Contudo, alerta que tal "não significa" que o banco "vá proceder a qualquer operação de aumento de capital", explica o Banif.

O banco, que fechou o primeiro semestre com um rácio "core tier one" de 7,84%, pretende obter uma soma de 180 milhões de euros. Montante que, de acordo com os cálculos realizados pelo BPI, permitirá que a barreira de 9% de rácio de capital, exigido pelo Banco de Portugal este ano, seja superada.

O aumento do rácio "core tier one" permitirá mitigar alguns dos receios dos investidores, que se têm mostrado particularmente cautelosos relativamente ao sector financeiro. Em Lisboa, a banca tem sido fortemente castigada. O Banif acumula, desde o início deste ano, uma queda de 56%.







Fonte: Jornal de Negócios



Sem comentários:

Enviar um comentário